top of page
Buscar
  • Mente Saudável

Janeiro Branco, uma campanha para a vida!

Por Thaize Ribeiro do Nascimento

Psicóloga clínica CRP 13/9606



A campanha janeiro branco iniciou com o intuito de promover a conscientização acerca dos cuidados com a saúde mental e emocional de todos. É uma campanha como o outubro rosa, novembro azul. Mas porque janeiro branco? Essa campanha foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2013, foi pensado pelo fato de janeiro estar relacionado culturalmente com as pessoas fazerem planos de mudanças de vida, carreira, se conectar consigo. Enfim de escrever sobre si em uma folha em branco, novas história para suas vidas.


Durante todo o mês de janeiro, são realizadas inúmeras palestras em escolas, empresas, Ongs etc, promovendo a importância de cuidar da saúde mental tanto quanto se cuida do corpo em si. A campanha em si, não acontece apenas no mês de janeiro, mas volta-se para todo o decorrer do ano, pois o autocuidado e autoconhecimento é uma busca que deve ser constante.


Sobre o que seria saúde mental, a OMS não apresenta uma definição clara, mas considera como sendo a forma que as pessoas reagem as exigências da vida e seus desafios constantes como mudanças, imprevistos e como consegue compreender suas emoções e sentimentos, organizando-as. O desequilíbrio de nossas emoções é o que pode ocasionar em surgimentos do adoecimento mental como ansiedade, depressão, baixo autoestima, transtornos alimentares por exemplo. Doenças mentais como a depressão e a síndrome de burnout são as principias causas de afastamento de trabalho. Toda via muitos ignoram os sinais iniciais, bem como ainda existe muito preconceito relacionado ao cuidado da saúde mental levando muitos Não buscarem ajuda.


Através da campanha janeiro branco também é possível desmistificar os preconceitos relacionados a saúde mental, bem como promover informações de como buscar ajudar e a importância de saber reconhecer que precisa de ajuda. A terapia, o tratamento é para todo aquele que precisa e quer ser ajudado. Saiba olhar para si com carinho e atenção que você merece, afinal de contas o mundo pede saúde mental!


Campanha Janeiro Branco,2020. Disponível em: Home - Janeiro Branco

CRUZ,S. S. Saúde Mental. Disponível: Saúde Mental (einstein.br)

Organização Mundial da Saúde. Transtorno Mentais, 2020. Disponível em: Transtornos mentais - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)

ZENKLUB. Janeiro Branco: o mês da saúde mental com Leonardo Abrahão. Disponível em:Janeiro Branco 2021: o mês da saúde mental Zenklub






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page